treinador

Da necessidade de errar para aprender

O erro é uma constante muito forte de qualquer jogo e aprendizagem. Normalmente, é aceitável dizer que, sem erros do adversário, nenhuma equipa seria capaz de marcar pontos e qualquer jogo se tornaria de um aborrecimento atroz. Ora, se o erro é algo tão presente no jogo do basquetebol, não se pode esperar que a aprendizagem se realize sem que ele esteja presente. Não é tão importante ensinar o jogo, quanto será ensinar a reagir perante as falhas do jogo.

Enquanto treinador, existe a tentação de preparar o treino como um quadro perfeito onde os nossos jogadores seguirão ordens preestabelecidas sem nenhuma hesitação. No entanto, os erros, as distrações e os momentos inesperados surgem em catadupa. Devemos ter a capacidade, enquanto treinador, para inserir esses erros dentro de um plano maior onde os imprevistos são aprendidos como peripécias pertencentes ao jogo.

Assim, atente-se na seguinte situação. Preparamos um momento de treino onde o defesa deve fechar uma linha de passe para que o atacante siga pelas costas. O jogador na posição ofensiva, por distração, entra no exercício e, perante a passividade do defesa, faz o corte pela frente. Como devemos reagir perante esta ocorrência? Se, por um lado, o jogador não cumpriu com o exercício pensado, por outro lado, ao ler a defesa e ao fazer o corte que lhe pareceu mais evidente perante a finta, aproveitou para receber a bola em melhores condições. O erro deve ser incorporado para destacar aquilo que, no final das contas, é mais importante: que o jogador tenha leitura de jogo.

A questão que se coloca, no final, é se o nosso objetivo para o treino deve ser cumprir com o plano perfeito ou, em opção, pensar em situações onde a leitura do jogador deve ser incentivada. Uma vez apreendidos todos os princípios do jogo, a leitura será, sem dúvida, a forma objetiva de colocar cada técnica em utilização.

Luís Cristóvão

One thought on “Da necessidade de errar para aprender

  1. Pingback: O que importa é COMO se ganha | Basket Lab

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s