Semana 18: Um intervalo para…

Espanha banco

A última semana de treinos do ano entrou já no novo ano, tendo servido como intervalo para os nossos atletas. Numa primeira sessão de treino trabalhamos ainda aspetos defensivos, procurando começar a marcar algumas tendências que queremos observar no próximo bloco competitivo, mas as outras duas sessões passaram, sobretudo, para criar uma ideia de intervalo no nosso trabalho, aproveitando para fazer testes e medições e, ainda, para criarmos situações competitivas que potenciaram o entretenimento dos atletas.

No entanto, a semana 18, a um nível pessoal, foi também aproveitada para realizar alguns trabalhos relativos aos meus estudos, tendo estado focado na análise do contra-ataque da seleção espanhola de sub-17 femininos no Mundial de 2014. Estudar o basquetebol espanhol, sobretudo na formação, apresenta vantagens no que toca à proximidade geográfica e similaridades do campo de recrutamento. O modelo de jogo construído e os resultados obtidos acabam por confirmar uma ideia para a qual apontamos.

Ver uma equipa desenvolver sete partidas consecutivas, num espaço de nove dias, tendo especial atenção a um determinado movimento, obriga-nos a vivenciar aquela que terá sido a experiência de trabalho de treinadores e jogadores. Começamos a adivinhar as opções que cada jogadora vai tomar, porque as conhecemos melhor, bem como a ideia de jogo que lhes foi trasmitida e treinada.

Se o contra-ataque será sempre parte integrante de um modelo de jogo a construir, a verdade é que existe a tentação de observar o jogo como uma transição constante. Para tal, será necessário continuar a desconstruir modelos e definições, com o objetivo de compreender melhor os micro-padrões existentes em cada um dos movimentos, para além de entender a forma como pretendemos montá-los, posteriormente, no nosso modelo.

Estudar é sobretudo uma oportunidade para repensar cada uma das opções que vamos fazendo nos treinos e nos jogos. Mais conhecimento é, sem dúvida, mais confiança e qualidade naquilo que fazemos e exigimos aos nossos atletas.

Hoje há treino!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s