Semana 20: A importância do exercício

exercicio

Por vezes, certas verdades, mesmo muito repetidas, podem não ter o efeito desejado sobre quem tem o papel de as executar. Penso nisso perante certas ideias sobre o treino que são tomadas, por quem ensina, como dados garantidos, enquanto que, para quem está no campo, é preciso trabalhá-las para se chegar até elas.

Dito isto, como podemos demonstrar a um grupo de crianças que a forma como se executam os exercícios é essencial para o efeito que retiramos dele? Problema complicado. A missão do treinador passará por, continuamente, estar presente no momento dando o feedback relativo à correção (ou ausência dela) do gesto, ainda que não tenha como certo que essa presente seja suficiente. Durante o processo de treino, devemos conseguir encontrar o espaço para que essa importância chegue ao atleta de outra forma, para que em lugar de uma correção no calor do momento, quando a atenção do atleta está dispersa, se tenha um argumento a favor da atitude do jovem durante o treino.

Importante, sim, será marcar a ideia de que a presença do treinador é um auxílio para que a criança adquira, não só o gesto, mas a compreensão de todo o movimento. Muitas vezes o treinador tem que lutar contra a ideia do professor. Explico. Para o jovem, o professor é muitas vezes o “chato”, que avalia e corrige no seguimento de algo que não é linear para o jovem (passar de ano, terminar uma cadeira, etc.). O treinador não é isso. O treinador é, ou deveria ser, sempre, alguém que encaminha e auxilia para que, em primeira instância, o jovem se torne dotado de uma técnica e de um conhecimento que, numa segunda instância, o vai permitir medir-se e competir com os seus iguais.

Se esta ideia está na cabeça de alguns jovens, também está na cabeça de alguns treinadores. A importância do exercício deve, então, ser também vista de um outro ponto-de-vista. É fundamental que, cada exercício, seja pensado e alinhavado pelo treinador, com vista à sua ideia e objetivo predeterminado para a equipa e para o momento da temporada. Só assim ele se conectará com o percurso do jovem atleta e permitirá abrir espaço para a criação de uma relação e entendimento entre ambos.

Na verdade, parece bem mais complicado do que, realmente, é.

Amanhã há treino.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s