Semana 37: O relógio marca o tempo

marcadorSabemos perfeitamente ao que vamos quando temos reservada receção com piada, a lembrar que a situação ali é competitiva, independentemente de estar em causa crianças em formação que têm o desporto como uma atividade de lazer e não jogada para ganhar. Mas não custa a entender, claro que não, até porque estamos no “inferno”, a mensagem na parede assim nos lembra. O que não lembra ao diabo é estarmos sempre mais preparados para assinalar as fraquezas e os problemas dos outros, quando, tenho-o certo, é no focar da atenção nas nossas dificuldades que aprendemos muito mais sobre o que vai ser o nosso futuro.

O relógio marca o tempo, mas, aparentemente, em tarde de Benfica campeão, um jogo de miúdos que deveria ser uma festa conta muito pouco, por isso não há qualquer problema de cortar uns segundos nos descontos de tempo, às vezes três, outras vezes cinco, outras sete, até porque os treinadores, esses abusadores, sempre fazem das suas e ainda se corria o risco de não ver o primeiro zero do empate de Guimarães.

Mas o relógio que nos interessa realmente é o da evolução dos nossos jogadores. Numa semana particularmente difícil, em que os testes e os exames nacionais começam a levar os pais a optar por uma (in)disciplina espartana, transformando as obrigações sociais dos seus filhos em obrigação de ficar em casa a estudar, ressente-se o treino com as faltas de vários atletas. Não deixa, no entanto, de ser oportunidade para entender que os poucos são os melhores, pela dedicação que apresentam a cada sessão e pelas coisas que vão conseguindo fazer. Sim, agora somos uma equipa de basquetebol, e por momentos, as nossas crianças deram ares de garra e entrega ao treino ao nível da Euroliga. Nem o Pablo Laso nos poderá desmentir.

Amanhã há treino.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s